Um currículo cheio de experiências e boa desenvoltura na entrevista não garante que esse seja o profissional mais competente para aquela vaga, mesmo aquelas que exigem poucas habilidades. O processo seletivo, quando mal feito, tem um impacto direto na qualidade dos serviços e na reputação da empresa com seus clientes. A rotatividade de colaboradores, gera gastos com treinamentos, e aumenta a probabilidade de problemas legais, financeiros e de engajamento.
No momento da contratação, quando não há o processo seletivo realizado por psicólogo, é comum o candidato que está ansioso por uma vaga de trabalho, manipular respostas e situações com objetivo de ser contratado, e o gestor, que por sua vez possui somente a observação presente, a verbalização e as informações do currículo, pode acabar contratando um profissional com perfil inadequado, essa inadequação pode tanto ser para a empresa, quanto para o próprio contratado que acaba ficando desmotivado em pouco tempo, e entrando nas estatísticas mal sucedidas da empresa.
O psicólogo, é capaz de avaliar de forma mais profunda as características comportamentais dos candidatos, identificando as suas habilidades, conhecimentos, competências e limitações, utilizando-se de aparatos técnicos com comprovação científica.
Os testes psicológicos, que é uma dessas ferramentas utilizadas no processo seletivo, identificam o perfil de candidatos que melhor se adequam à vaga e à cultura organizacional, permitem uma compreensão mais profunda da compatibilidade do candidato com a empresa e auxiliam no entendimento da personalidade dos candidatos e colaboradores.
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) determina que os testes psicológicos devem ser aplicados por profissionais de psicologia com registro ativo no Conselho Regional de Psicologia (CRP).
Mas não é o psicólogo que determina o candidato que vai preencher a vaga, quem escolhe é o gestor ou lider, o psicólogo seleciona 2 ou 3 candidatos que apresentam o perfil comportamental compatível com as habilidades do cargo, e o gestor escolhe dentre esses qual se identificou mais, afinal quem estará no dia a dia de trabalho é o gestor.